Pediatria Geral e Puericultura

Horário Funcionamento:
de segunda à sexta das 08h às 21:30h,
e sábado das 8h às 18h

O que é Puericultura?

Puericultura é a área da pediatria que se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento infantil. Avalia-se o processo de crescimento, o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva da criança.

Na puericultura, o pediatra tem condições de detectar precocemente distúrbios psicomotores, nutricionais ou de crescimento, por exemplo, antes que eles cheguem a causar prejuízos na criança. 

A puericultura deve ser realizada desde os primeiros dias de vida, se estendendo até o final da adolescência.

Ela tem papel fundamental no suporte à amamentação, na orientação vacinal, na introdução de novos alimentos na dieta e no monitoramento dos fatores de risco ao longo do desenvolvimento da criança.

É a arte de promover e proteger a saúde das crianças, através de uma atenção integral, compreendendo a criança como um ser em desenvolvimento com suas particularidades. 

Na pediatra nós não atendemos crianças, nós acolhemos famílias. 

Acredito na pediatria humanizada, individualizada, com base no amor e no respeito.

UMA FORMA ESPECIAL DE CONSULTA

A maior dificuldade que os profissionais encontram para cuidar das crianças é a insegurança que as crianças manifestam: choro, gritos, chutes e pontapés são alguns exemplos das expressões desses pequenos pacientes. Estas atitudes tornam o atendimento mais trabalhoso, no entanto, essas manifestações devem ser respeitadas, porque exteriorizam o que a criança está sentindo. O ambiente desconhecido, como o consultório do dentista, tem tudo para se tornar amigável, basta cultivar persistência, dedicação e muito amor. A odontopediatra conta com diversas técnicas para ganhar a confiança das crianças. A primeira delas é a da distração, momento em que se conta histórias, canta-se ou faz-se brincadeiras para manter o paciente confortável e relaxado. Outra técnica muito comum é utilizar o reforço positivo, elogiando ou recompensando a criança quando ela tem um bom comportamento. E por último, a técnica do “dizer, mostrar e fazer”, na qual o profissional apresenta os equipamentos e instrumentos utilizados durante o atendimento, não só entretendo nossos pequenos pacientes, mas também instruindo e mostrando um mundo completamente diferente! O objetivo é utilizar uma linguagem apropriada que ajude a criança a se familiarizar com o ambiente do consultório e perder o medo do atendimento.

Patricia Oliveira
CRM: 140122

Formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (Unilus), com Residência Médica em Pediatria Geral pelo Hospital Guilherme Álvaro, em Santos/SP. 

Mãe de duas crianças, acredito que a maternidade me transformou como mulher e pediatra. Me sinto completa e realizada pessoal e profissionalmente. 

Apaixonada pelo o que faço, prezo um atendimento de qualidade baseado no amor, no carinho, no examinar brincando, na confiança e na parceria com a família, da gestação à adolescência.

Agende com a Dra. Patricia Oliveira preenchendo o formulário ou entrando em contato por:
 (11) 5579-9090
 (11) 93014-0007
 contato@espacodescomplicado.com