Nutrologia para Adultos

Você tem dúvidas como essas?

       Como transformar a minha vida por meio da alimentação?
       Quais são os alimentos aliados da minha saúde?
       Como tratar as doenças relacionadas à falta ou excesso de nutrientes?
       Quais são os fatores que impactam na perda ou no ganho de peso?

 

A Nutrologia é para você. Esta é a especialidade da medicina que busca a melhoria da qualidade de vida dos pacientes ao adquirirem hábitos alimentares saudáveis.

Conhecida também como nutrologia funcional ou nutrologia médica, estuda, pesquisa e avalia os nutrientes ingeridos e processados pelo organismo. Entende quais são as necessidades orgânicas de cada indivíduo, prevenindo e corrigindo a falta ou excesso de nutrientes, para prevenir doenças e manter a saúde e o bem-estar.

A partir da avaliação do paciente, o nutrólogo avalia o estado nutricional e acompanha desde o diagnóstico até a identificação do tratamento, incluindo prevenção, para que haja qualidade de vida. 

O que o nutrólogo pode fazer por você?

Ao entender como funciona o seu organismo e quais são os nutrientes que te fazem bem, o médico nutrólogo propõe um tratamento e acompanhamento adequados, o que inclui cardápio de acordo com às suas necessidades.

Seu foco está em diagnosticar o estado nutricional e acompanhar a sua saúde para prevenir doenças e garantir uma longevidade saudável, realizando, inclusive, um acompanhamento psicológico.

Qual é a importância de se consultar com um nutrólogo?

1. Diagnosticar e tratar as doenças nutricionais que envolvem condições simples até as mais complexas. Exemplo: crescimento e aproveitamento escolar adequados, distúrbios gastrodigestivos por intolerância alimentar; câncer pré e pós quimioterapia.

2. Identificar possíveis erros alimentares. Hábitos de vida ou estados orgânicos que estejam contribuindo para o quadro nutricional do paciente, como alergias e intolerâncias que provocam rinites, sinusites e muitas outras “ites” de repetição; Pré e pós bariátrica; doenças autoimunes, como Tireoidite de Hashimoto, artrite reumatoide, Lupus, ELA, espetro autista e suas dificuldades em geral.

3. Avaliar o comportamento alimentar. As escolhas alimentares influenciam os mecanismos regulatórios endógenos. Exemplo: compulsão alimentar, vícios alimentares, carências alimentares, obesidade, sobrepeso, anorexia, bulimia, etc.

4. Indicar suplementação quando necessária, corrigindo antes sua absorção pois a ingestão dos nutrientes não assegura seu aproveitamento total pelo organismo.

5. Identificar o funcionamento do metabolismo através de exames e história clínica, individualização das orientações e suplementações com parceria e adesão do paciente ao programa de correção metabólica.

Os profissionais do Espaço Médico Descomplicado

Dra. Marcia Tornavoi

Sou apaixonada pela medicina psicossomática, integrativa e funcional que dirige o olhar para uma saúde integral na busca de conhecimento, prevenção e cura. Nos últimos 30 anos, dedico-me a estudar, pesquisar e, principalmente, viver em sintonia com todo o conhecimento que adquiri ao longo da minha história porque é nisto que eu acredito.

Meu trabalho é orientar pessoas e os seus familiares a viverem de forma plena, ensinando-os a cuidar de si mesmos com uma alimentação saudável e uma vida equilibrada, a qual valoriza o bem-estar físico, emocional e espiritual.

Sou graduada pela Faculdade Estadual de Medicina de São José do Rio Preto; membro da Associação brasileira de Nutrologia; detenho título de especialista em nutrologia pela AMB/CFM RQE 40397; e membro do Instituto de Homeopatia BioFAO.

UMA FORMA ESPECIAL DE CONSULTA
Tratar da saúde em sua forma integral garante um dia a dia mais disposto e produtivo. Identificar os hábitos alimentares e transformar a vida e a saúde por meio da alimentação é o objetivo da nutrologia.

Dr. Bruno Paesano

Sou formado em medicina há dez anos pela Universidade Santo Amaro. Tenho pós- graduação em Estudos do Envelhecimento pelo Instituto BWS e em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Atuei por cinco anos no Programa Saúde da Família. E sou um entusiasta da saúde e qualidade de vida, por isso, desde 2013 iniciei a atuação como nutrólogo.

Nesta especialidade, posso contribuir para a transformação da vida das pessoas por meio dos hábitos alimentares. Além de garantir uma alimentação equilibrada, trato casos de dificuldade alimentar, como falta de apetite, ingestão altamente seletiva de alimentos, fobia alimentar e excesso de peso.

Há, ainda, um acompanhamento psicológico, uma vez que a alimentação é uma atividade ampla que contempla aspectos biológicos, emocionais e sociais.

UMA FORMA ESPECIAL DE CONSULTA
Tratar da saúde em sua forma integral garante um dia a dia mais disposto e produtivo. Identificar os hábitos alimentares e transformar a vida e a saúde por meio da alimentação é o objetivo da nutrologia.